Acordeão / mão esquerda



O sistema de graves Stradella (também chamado de baixo padrão às vezes) é um tipo de layout de botão que você encontra no lado esquerdo (ou baixo) de quase todos os acordeões. Ele usa colunas de botões dispostas em um círculo de quintos.
Cada coluna diagonal tem, a partir dos botões mais internos para os mais externos:
O principal terceiro acima (ou menor sexto abaixo, dependendo da nota) a raiz ("contrabaixo") A nota de raiz O acorde principal da nota de raiz O acorde menor da nota de raiz O sétimo acorde dominante da nota de raiz A diminuição do sétimo acorde da nota de raiz.
Os acordeões pequenos às vezes não possuem algumas dessas linhas, mas, para os propósitos deste guia, assumiremos que você tenha o complemento completo de botões.
Este é um gráfico de como um layout de baixo padrão de 120 botões parecerá:
Dica: considere imprimir este gráfico e consulte-o enquanto você continua com este guia. Você pode achar útil ter uma representação visual das instruções descritas.
O "C" do meio geralmente tem uma colisão ou buraco nele para você sentir, para facilitar a localização dos botões à esquerda sem olhar para eles. O A flat e E também terão algum tipo de marcação às vezes.
As colunas horizontais são organizadas em uma ordem diferente: cada coluna sobe um quinto à medida que você move a placa de baixo. Então, um "G" estaria acima do meio "C", e um "F" ficaria abaixo do meio "C", um "D" estaria acima do "G", e assim por diante.
A maioria dos bônus de acordeão de tamanho completo tem 120 ou, menos comum, 96 botões. Todas as notas em uma oitava são cobertas por ambos os sistemas, para que você possa jogar em qualquer chave.
Ao tocar com os botões de graves, você usa todos os dedos, mas o polegar, o que deve permanecer na placa do lado do acordeão.
A maioria dos acordeões também tem um botão de ar no lado do instrumento que não reproduz notas, mas, em vez disso, deixa o ar dentro e fora do instrumento.
Se você tem um instrumento suficientemente grande, é provável que haja um ou mais interruptores ao lado da fileira mais interna dos botões (perto do fole). Ao pressionar estas, você pode controlar quais canas no manual da mão esquerda estão tocando para criar timbres diferentes apropriados para a música que você está jogando, semelhante aos interruptores na mão direita.
Nas próximas páginas, aprenderemos o básico de jogar um acompanhamento ou melodia simples nos baixos. Basta usar a navegação abaixo para retroceder ou avançar.

Acordeão / mão esquerda.
O Stradella Bass System (também chamado de baixo padrão às vezes) é um tipo de layout de botão que você encontra no lado esquerdo (ou baixo) da maioria dos acordeões. Ele usa colunas de botões dispostas em um círculo de quintos.
Cada coluna vertical tem, da esquerda para a direita:
O principal terceiro acima (ou menor sexto abaixo, dependendo da nota) a raiz ("contrabaixo") A nota de raiz O acorde principal da nota de raiz O acorde menor da nota de raiz O sétimo acorde dominante da nota de raiz A diminuição do sétimo acorde da nota de raiz.
Este é um gráfico de como um layout de baixo padrão de 120 botões parecerá:
O "C" do meio geralmente tem uma colisão ou buraco nele para você sentir, para facilitar a localização dos botões à esquerda sem olhar para eles.
As colunas horizontais são organizadas em uma ordem diferente: cada coluna subiu um quinto enquanto você move o teclado, e abaixo de um quinto como você vai para baixo. Então, um "G" ficaria abaixo do meio "C", e um "F" ficaria acima do meio "C".
A maioria dos bônus de acordeão de tamanho completo tem 120 ou, menos comum, 96 botões. Todas as notas em uma oitava são cobertas por ambos os sistemas, para que você possa jogar em qualquer chave.
Ao tocar com os botões de graves, você usa todos os dedos, mas o polegar, o que deve permanecer na placa do lado do acordeão.

Acordeão / Versão de impressão.
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O acordeão é um instrumento musical portátil em forma de caixa da família de aerophone de canas de mão livre, dirigida por fole, conhecida coloquialmente como um squeezebox. Uma pessoa que interpreta o acordeão é chamada de acordeonista.
O instrumento é jogado por comprimir ou expandir o fole, enquanto pressiona botões ou teclas, fazendo com que as válvulas chamadas paletes se abram, o que permite que o ar flua através de tiras de metal chamadas de juncos que vibram para produzir som dentro do corpo, o que então escapa através de grelhas.
Existem três tipos principais de acordeão: o acordeão de botão diatônico, o acordeão de botão cromático (às vezes chamado de bayan) e o acordeão de piano cromático uníssico.
Embora o acordeão tenha uma reputação em alguns círculos de ser barato, instrumentos sibilantes capazes de tocar apenas músicas polkas e folk, isso nem sempre é o caso! Um acordeão de tamanho completo e devidamente mantido nas mãos certas pode tocar quase qualquer tipo de música, desde música clássica como Bach e Chopin até jazz e pop, e de forma bastante convincente também. Na verdade, muitos conservatórios europeus e universidades consideram-no como um instrumento de concertos sério e permitem que ele seja estudado no mesmo nível que um instrumento de piano ou corda.
Este livro é atualmente apenas sobre tocar o Acordeão para piano, embora existam muitas semelhanças em função de instrumentos similares, de modo que habilidades de jogo como Bellows, Stradella Bass e Register Switches serão transferidas para outros instrumentos.
Nem todas as partes serão introduzidas no início, apenas o suficiente para você começar a tocar músicas.
O acordeão é uma das várias invenções européias do início do século 19 que usava juncos livres conduzidos por um fole; Entre eles, destacam-se:
The Aeoline, do alemão Bernhard Eschenbach (e seu primo, Caspar Schlimbach), 1810. Foi um piano com registro de inscrição adicionado. Aeoline Harmonika e Pysharmonika são nomes muito similares naquela época. Aeoline e Aura ware primeiro sem fole ou teclado. Estes originais eventualmente evoluíram no Harmonica The Hand Physhamonika Anton Haeckel 1818 Tipo de mão mencionado no jornal de música 1821. A flutina, de Pichenot Jeune, ca. 1831 A concertina, patenteada em duas formas (talvez independentemente): Carl Friedrich Uhlig, 1834. Sir Charles Wheatstone, exemplos construídos após 1829, mas não patenteados até 1844.
Um instrumento chamado acordeão foi primeiro patenteado em 1829 por Cyrill Demian em Viena. (Curiosamente, a patente original mostra o nome "eoline" cruzado e substituído por "acordeão" em diferentes caligrafos). O instrumento de Demian tinha pouca semelhança com instrumentos modernos: só tinha um teclado de mão esquerda; A mão direita simplesmente operava o fole. Uma característica fundamental para a qual Damian buscava a patente era o som de um acorde inteiro pressionando uma tecla. Seu instrumento também pode tocar dois acordes diferentes com a mesma chave: um para cada direção de fole (pressionar, desenhar); isso é chamado de ação bisonorica.
Naquela época, em Viena, as harmonicas de boca com "Kanzellen" (câmaras) já estavam disponíveis há muitos anos, juntamente com instrumentos maiores, movidos por fole de mão. O arranjo da chave diatônica também estava em uso em instrumentos de boca dura. A patente de Demian abrangeu assim um instrumento de acompanhamento: um acordeão jogado com a mão esquerda, oposto ao modo como as harmonicas de mão cromática contemporânea eram tocadas, pequenas e leves o suficiente para que os viajantes pudessem levar consigo e usar para acompanhar o canto. A patente também descreveu instrumentos com seções de graves e agudos, embora Demian preferisse o instrumento de baixo somente devido às suas vantagens de custo e peso.
O músico Adolph Müller descreveu uma grande variedade de instrumentos em seu 1842 "Schule für Accordion". Na época, Viena e Londres mantinham uma estreita relação musical, com músicos freqüentemente atuando em ambas as cidades no mesmo ano, por isso é possível que Wheatstone estivesse ciente desse tipo de instrumento e pudesse usá-los para colocar suas idéias de acordo-chave em prática.
A flutina de Jeune se assemelha à concertina de Wheatstone na construção interna e na cor do tom, mas parece complementar o acordeão de Demian funcionalmente. A flutina é um instrumento único de melodia único bisonoric cujas teclas são operadas com a mão direita enquanto o fole é operado com a esquerda. Quando os dois instrumentos são combinados, o resultado é bastante semelhante aos acordeões de botão diatônico ainda fabricados hoje.
Novas inovações seguiram e continuaram até o presente: vários sistemas de teclado foram desenvolvidos; voicings (a combinação de tons múltiplos em oitavas diferentes) foram desenvolvidos, com mecanismos para alternar entre diferentes vozes durante o desempenho; diferentes métodos de construção interna para melhorar o tom, estabilidade e durabilidade, e assim por diante.
Apresentando o Piano Accordion Edit.
Este módulo atualmente se baseia em texto do artigo Wikipedia Accordion.
O acordeão para piano é o instrumento mais frequentemente indicado pelo termo "acordeão", mas é uma das invenções mais recentes entre os tipos de acordeão, aparecendo no final do século 19 e não aceito em todo o mundo até o início do século XX. Tem um teclado à direita semelhante a um piano. Esta é uma ótima notícia para você se você já tomou aulas de piano!
O teclado da mão esquerda geralmente é configurado no sistema Stradella, uma combinação de acordes e notas únicas, dispostos em uma série uniforme por relacionamento harmônico. Este é o sistema em que nos concentraremos ao longo deste livro.
Ocasionalmente, é usado um baixo esquerdo livre, que tem uma série de botões simples em um arranjo semelhante ao acordeão cromático. O sistema de baixo livre facilita a reprodução de melodias graves e contraponto em uma extensão melódica maior do que uma oitava. Ele também permite a inversão de cordas e a invenção de cordas não presentes no sistema Stradella, embora o sistema Stradella também permita a criação de acordes e inversões extras usando botões de acordes múltiplos simultâneos.
Os sistemas de conversor de graves permitem que um instrumento seja facilmente convertido de um sistema Stradella para um sistema de baixo livre com um interruptor.
Como com qualquer instrumento, a técnica varia entre aqueles que tocam o acordeão. A técnica é o que faz os acordeonistas se destacarem um do outro. A técnica incorreta criará logicamente um jogador ruim. Embora não existam regras "definidas em pedra" sobre o que deve e não deve ser feito, as seguintes técnicas e posições são aceitas pelo público em geral de acordeonistas. Considere isso "acordeão senso comum".
Como o braço esquerdo está se movendo horizontalmente e verticalmente, e sua mão direita está se movendo verticalmente, a posição do corpo é muito importante. O objetivo principal é ser confortável, mas exercer o máximo de controle possível sobre os movimentos do instrumento. Alguns jogadores preferem sentar, enquanto outros gostam de ficar de pé (embora isso possa ser facilmente cansativo, especialmente com um grande instrumento).
Ao tocar o acordeão, as alças devem ser bastante apertadas, de modo que o instrumento não se desloca enquanto você alcança notas. Não slouch - parece feio e faz com que você perca o controle. Seu braço esquerdo deve estar entre a correia do aba e a placa; aperte essa alça (geralmente através de um entalhe no topo do mecanismo do fole, muito raramente o Velcro pode ser usado) para que não corte a circulação do seu braço, mas não tão solto que sua mão desliza enquanto você muda de direção com o fole.
Resista à tentação de dobrar o pulso direito e brincar com o cotovelo próximo ao lado do seu corpo. Em vez disso, tente segurar todo seu braço, do cotovelo ao pulso, mais ou menos paralelo com o teclado. Embora isso possa parecer estranho no início, no longo prazo, ele irá ajudá-lo a alcançar uma melhor precisão, porque a circulação para a sua mão não está impedida. Observe que nada disso se aplica ao braço esquerdo.
Se estiver jogando em pé, mantenha-se com uma boa postura e ajuste as alças para que a parte inferior do acordeão seja mais ou menos paralela com o chão e a parte de trás da porção do teclado é contra seu peito. Isso ajudará a evitar que ele mude muito enquanto você joga.
Se estiver sentado, ajuste as tiras para que o instrumento repouse ligeiramente na sua perna esquerda, mas não fique solto no seu corpo. A parte inferior do teclado deve estar entre as pernas e não se mover muito para um lado. Você pode precisar mover sua perna direita um pouco para que a mão direita possa alcançar as teclas inferiores no acordeão sem impedimentos. Sente-se direto em sua cadeira - não incline para trás contra a parte de trás da cadeira ou caia; Parece ruim e pode resultar em menor precisão.
Você pode querer considerar investir em um backstrap, um pequeno dispositivo de gancho e olho que conecta as duas alças de trás quando você está usando o instrumento. É útil para instrumentos maiores porque impede que as tiras escorregem de seus ombros.
O fole é o motor para fazer o som em um acordeão. Eles são os pulmões do instrumento - dependendo de quão difícil o feixe seja puxado, o som será mais suave ou mais alto. Um acordeão bem conservado pode ter um bom alcance dinâmico de pianissimo em torno de um forte. Quando totalmente estacionário, o instrumento está em silêncio. Com acordeões que também possuem sintetizadores eletrônicos incorporados, o som eletrônico continuará enquanto as teclas estiverem deprimidas (mas isso está além do escopo deste livro).
O fole deve ser operado com a mão esquerda. O fole pode ser um tanto frágil, então não os puxe muito ou muito longe. Ao puxar ou empurrar, evite movimentos bruscos e mova-os de forma limpa.
Eventualmente, você precisará mudar de direção e mover o fole de volta para continuar jogando. Isso pode ser um pouco complicado de fazer corretamente. Ao mudar de direção, tente avançar suavemente, mas rapidamente, para evitar uma ruptura na melodia ou fazer a dinâmica mudar de repente. Resista à tentação de mexer no acordeão. É aconselhável não puxar o fole para fora demais, porque é desconfortável que a mão esquerda seja estendida assim e afeta a precisão.
Se você está encontrando você tem que mover muito o seu fole, verifique se eles não estão vazando, deixando o fole cair no seu colo sem tocá-los ou pressionar as chaves. Se eles se movem rapidamente (ou você ouve um ruído "whoosh"), provavelmente haverá um vazamento, o que significa que o instrumento consome mais ar do que é necessário. (Se eles simplesmente se afastarem lentamente, está tudo bem. A maioria dos acordeões naturalmente liberta muito pequenas quantidades de ar.) Encontre um reparador de acordeão respeitável e fixe-o - você não pode jogar corretamente com fole vazando!
A parte superior do teclado onde o fole se junta deve estar aproximadamente no centro do corpo. Muito longe de qualquer lado, isso interfere com o conforto e a capacidade de jogar corretamente.
Muitos acordeões têm reputação de ser fabricados extremamente bem, e com manutenção adequada e medidas preventivas, podem durar décadas. Além do custo dos reparos, você pode ter dificuldade em encontrar alguém habilidoso o suficiente para reparar o instrumento! Um pouco de cuidado vai um longo caminho.
Ao levantar e acalmar o seu acordeão, tenha sempre cuidado; segure o instrumento com ambas as mãos (pelas tiras, se forem resistentes). Soltar um acordeão mesmo de uma pequena altura pode ser desastroso. Ao transportar o instrumento, é aconselhável bloquear as correias do fole na parte superior e inferior (normalmente encontradas em todos, exceto os mais antigos acordeões) para que o fole não saia. Tenha cuidado para não pressionar os botões baixos ao carregar o seu acordeão; pode danificar os mecanismos de graves. Guarde sempre o seu acordeão em caso caso possua. Isso ajuda a mantê-lo longe da umidade e outras coisas que podem danificar o instrumento. Tente mantê-lo fora de calor demais, frio ou umidade. As canas dentro do acordeão podem dobrar-se sem melodia se houver muita umidade.
Se você não pode armazenar o acordeão em um caso, então sempre coloque-o sobre uma superfície plana e dura (como uma mesa), com o teclado voltado para cima perpendicular ao chão. (O lado do baixo do instrumento geralmente pequenas protrusões nos cantos para que você e coloque-o com segurança). Certifique-se de sempre armazená-lo no caminho certo. Um acordeão é construído com abas de couro (válvulas) que selam a contrapressão da cana que não soa na direção atual do movimento do fole. Armazenar o instrumento no vertical permite que as válvulas sejam preservadas. Armazenar em outras orientações fará com que um conjunto de válvulas seja dobrada por gravidade, arruinando o tom e precisando mais remodelação antecipada. Evite temperaturas extremas. Se você estivesse desconfortável na sala, também o seu acordeão. As peças do seu acordeão são mantidas unidas por juntas de cera ou cola que podem derreter no calor. Não deixe o instrumento perto de um ventilador, aquecedor ou perto de uma janela ensolarada, e especialmente não o deixe no porta-malas de um carro, porque a temperatura é incontrolável e instável. Além disso, o acordeão pode sofrer de sacudidas enquanto estiver no tronco, especialmente se não estiver armazenado na maneira correta. Se você acabou de tirar o acordeão do frio, tire-o do seu estojo e deixe-o "aquecer" antes de jogar durante pelo menos meia hora. A umidade pode coletar os juncos da mudança súbita de temperatura, e você quer dar tempo para se dissipar, ou então a água pode danificar as juncos. Evite a umidade. Não jogue seu acordeão na chuva, nem vá até a praia. O ar salgado pode fazer com que os juncos se fermentem rapidamente. Não armazene em um sótão ou porão. Esteja ciente de que os acordeões mais antigos encontrados nos sótãos podem conter moldes prejudiciais no fole. Quando jogado, o molde é propelido para o rosto do jogador.
Um acordeão de botão cromático é um tipo de acordeão com botão, onde o teclado do lado direito tem linhas de botões dispostas cromáticamente. Eles têm três a cinco (raramente, alguns acordeões sérvios têm seis) linhas diagonais. Cada linha pode reproduzir notas cromáticas sucessivas.
Os acordeões cromáticos são mais populares na Europa e na Rússia. Na Rússia, este instrumento é geralmente chamado de "bayan" (em russo: баян).
Existem dois tipos principais de acordeões de botão. Em ambos os tipos, quanto mais longe do topo do teclado você vai, maiores as notas; mais perto do topo, o mais baixo.
Ambos os sistemas são espelhos uns dos outros, como você pode ver pelo gráfico à esquerda. No acordeão "C system", o meio "C" está na linha mais distante à direita. No "sistema B", o "C" está localizado na terceira linha da direita. O sistema B é desempenhado principalmente na Europa Oriental, Rússia e Noruega, enquanto o sistema C é encontrado principalmente na Europa Ocidental, com exceções.
A maioria dos acordeões cromáticos tem duas linhas extras localizadas à esquerda das linhas principais. Eles tocam as mesmas notas que os mesmos botões das 1ª e 2ª linhas. Isso pode ser útil ao tocar uma melodia difícil, porque você não precisa mudar as digitações quando joga em uma chave diferente, mas apenas mova sua mão para a esquerda uma ou duas fileiras e jogue com o mesmo dedilhado.
Os acordeões cromáticos têm um alcance muito maior do que os equivalentes de piano (eles geralmente seguem um sétimo maior e até uma oitava menor). Além disso, é possível usar o mesmo dedilhado para tocar quase qualquer melodia em qualquer tecla - enquanto no teclado, você precisa aprender doze digitações individuais; um para cada uma das doze chaves. Como as notas são posicionadas muito mais próximas, grandes passos e alongamentos são mais fáceis (você pode facilmente esticar duas oitavas, em comparação com cerca de um décimo ou duodécimo em um acordeão para piano). Por estas razões, muitos profissionais preferem tocar instrumentos de botão. No entanto, dependendo de onde você mora, eles podem ser difíceis de encontrar (na Australásia e na América do Norte, eles são particularmente raros e, mesmo assim, normalmente apenas estão disponíveis no "sistema C"). Observe que este livro atualmente não cobre o jogo no acordeão.
Um acordeão de botão diatônico é um tipo de acordeão com botão, onde o teclado direito possui apenas as notas de escalas diatônicas em um pequeno número de teclas. O lado esquerdo ou baixo geralmente contém os acordes principais da chave do instrumento e suas notas raiz.
Como os acordeões diatônicos têm apenas algumas chaves em que eles podem tocar, e geralmente não conseguem tocar acidentes, eles são muito restritos no que eles podem jogar. Normalmente, eles só podem tocar musica folk e música clássica que não contém muitos acidentes ou mudanças de assinatura de chave.
A mão direita de um acordeão de piano é jogada do mesmo modo que você tocaria um piano, com geralmente os mesmos dedos. Você pode usar todos os dedos, incluindo o polegar, para tocar neste teclado.
Em um padrão, em tamanho real, o alcance do teclado vai do "F" abaixo do meio "C", até o terceiro "A" acima do meio "C" (41 notas). Alguns instrumentos grandes têm 44 ou mesmo 45 teclas, passando de um "E" ou "F" para um alto "C".
O sistema de graves Stradella (também chamado de baixo padrão às vezes) é um tipo de layout de botão que você encontra no lado esquerdo (ou baixo) de quase todos os acordeões. Ele usa colunas de botões dispostas em um círculo de quintos.
Cada coluna diagonal tem, a partir dos botões mais internos para os mais externos:
O principal terceiro acima (ou menor sexto abaixo, dependendo da nota) a raiz ("contrabaixo") A nota de raiz O acorde principal da nota de raiz O acorde menor da nota de raiz O sétimo acorde dominante da nota de raiz A diminuição do sétimo acorde da nota de raiz.
Os acordeões pequenos às vezes não possuem algumas dessas linhas, mas, para os propósitos deste guia, assumiremos que você tenha o complemento completo de botões.
Este é um gráfico de como um layout de baixo padrão de 120 botões parecerá:
Dica: considere imprimir este gráfico e consulte-o enquanto você continua com este guia. Você pode achar útil ter uma representação visual das instruções descritas.
O "C" do meio geralmente tem uma colisão ou buraco nele para você sentir, para facilitar a localização dos botões à esquerda sem olhar para eles. O A flat e E também terão algum tipo de marcação às vezes.
As colunas horizontais são organizadas em uma ordem diferente: cada coluna sobe um quinto à medida que você move a placa de baixo. Então, um "G" estaria acima do meio "C", e um "F" ficaria abaixo do meio "C", um "D" estaria acima do "G", e assim por diante.
A maioria dos bônus de acordeão de tamanho completo tem 120 ou, menos comum, 96 botões. Todas as notas em uma oitava são cobertas por ambos os sistemas, para que você possa jogar em qualquer chave.
Ao tocar com os botões de graves, você usa todos os dedos, mas o polegar, o que deve permanecer na placa do lado do acordeão.
A maioria dos acordeões também tem um botão de ar no lado do instrumento que não reproduz notas, mas, em vez disso, deixa o ar dentro e fora do instrumento.
Se você tem um instrumento suficientemente grande, é provável que haja um ou mais interruptores ao lado da fileira mais interna dos botões (perto do fole). Ao pressionar estes, você pode controlar quais canas no manual da mão esquerda estão tocando para criar timbres diferentes apropriados para a música que você está jogando, semelhante aos interruptores na mão direita.
Nas próximas páginas, aprenderemos o básico de jogar um acompanhamento ou melodia simples nos baixos. Basta usar a navegação abaixo para retroceder ou avançar.
O free-bass é um tipo de sistema de teclado que é encontrado em alguns acordeões. Ao contrário do sistema Stradella-bass, todos os botões em um teclado de baixo livre tocam notas únicas, não acordes. O free-bass também tem uma maior variedade de notas do que o sistema Stradella, e é mais difícil reproduzir uma melodia com ela. Devido a isso, o sistema de baixo livre é usado com mais freqüência para tocar música clássica séria com menos transcrição envolvida.
A maioria dos sistemas de graves podem alternar entre os sistemas Stradella e free-bass, enquanto alguns acordeões possuem linhas free-bass ou auxiliares free-bass, além dos botões Stradella (às vezes chamados de bassetti).
Existem dois sistemas comuns de baixo livre: um é o baixo livre cromático, onde as notas se movem em um padrão cromático para cima ou para baixo (veja o gráfico à direita). O outro é o sistema quint bass, que tem um sistema de notas semelhante ao layout do baixo Stradella, mas se espalhou por várias oitavas. O antigo sistema dá-lhe cerca de cinco oitavas de alcance na mão esquerda, e o último cerca de três sem mudança de registro. Normalmente, apenas os acordeões grandes e caros têm baixo-livre e ainda é um conceito relativamente novo; As chances são do instrumento que você tem, ou está procurando comprar, não o tem. Como um acordeonista de início, você não deveria estar muito preocupado com isso. Pequenos modelos de acordeão bassetti estão disponíveis, tendo uma redução na sua gama (ou escopo) para o novato e artista mais novo.
O estudo do baixo livre está além do alcance deste módulo, embora possa ser coberto em uma data posterior. Conhecer o sistema free-bass não é essencial para se tornar um acordeonista profissional; Muitas peças também podem ser tocadas no sistema Stradella, embora o baixo livre seja útil para peças complexas, como música de piano ou contraponto de três / quatro vozes (que podem ser freqüentemente tocadas com nota por nota sem necessidade de qualquer transcrição).
Pegando a edição do acordeão.
Você pode levantar o acordeão pelas tiras, mas não carregue o acordeão pelas tiras. Se a correia for quebrada, seu acordeão cairá. Ao cair não irá danificar o seu acordeão, a parada repentina depois que ele atinge o chão pode. Você colocou como uma mochila reversa. O teclado de agilidade (o que parece um piano) será jogado com a mão direita. O teclado de baixo (aquele com linhas de botões) será jogado com a mão esquerda.
Um Word Sobre Notas Editar.
Uma oitava passa de uma nota C para a próxima nota C e contém 8 notas: C, D, E, F, G, A, B, C. Como você só tem cinco dedos, você só poderá tocar cinco anotações sem movendo a mão. (Não se preocupe, nossa primeira lição não exigirá que você faça isso.) Se você tiver mais de cinco dedos, parabéns! Muitos grandes músicos usaram seus dígitos extras para tocar peças que seriam difíceis ou mesmo impossíveis para aqueles com apenas cinco.
Fingering Edit.
Por enquanto, cada dedo em sua mão atingirá uma e apenas uma chave em uma determinada música. Mais tarde no curso, você aprenderá a mover suas mãos sem problemas nas teclas para jogar uma maior variedade de notas.
Para ajudá-lo a tocar essas músicas iniciais com precisão, cada nota na música será numerada. Começando com a mão direita, conte do seu polegar para o seu mindinho. Seu polegar será "1", e seu mindinho será "5". Qualquer nota "1" será jogada pelo seu polegar e nota "5" por seu mindinho e qualquer nota "3" pelo dedo médio.
Faremos o mesmo em sua mão esquerda. Seu polegar será um "1" e seu mindinho será um "5".
Nota: Músicos mais avançados não se referem a notas desta forma. A partir da nota "1", as notas serão C, D, E, F e G. Depois de obter mais prática, eliminamos o uso deste sistema de numeração. Nossa principal preocupação agora é fazer com que seus dedos se movam e façam música!
Olhe no teclado de agilidade (mão direita) para o primeiro agrupamento de duas teclas pretas. Coloque o polegar na tecla branca à esquerda da primeira tecla preta. Os dedos restantes devem ser colocados nas teclas brancas adjacentes.
Olhe no teclado baixo (mão esquerda). Você deseja colocar seu dedo "4" em C. (Algumas pessoas preferem usar "3".) A tecla C terá uma jóia, colisão ou recuo para que você possa sentir isso, em vez de procurá-lo. Se você tem um acordeão grande, você pode ter algumas chaves como esta. O que está no meio geralmente é C. Não se sinta desanimado com o número de teclas no teclado baixo! A maioria das músicas que tocaremos só usará algumas que serão fáceis de alcançar.

gráfico de sistema de graves Stradella com 120 botões
Bem-vindo ao "acordeão smorgasbord". Aqui você encontrará algumas informações úteis relacionadas ao acordeão. Você pode, por exemplo, baixar um gráfico de combinação de acorde gratuitamente!
Se o seu computador não pode abrir os documentos em PDF apresentados, instale o Adobe Acrobat Reader da Adobe (software livre).
O acordeão alternativo de Nydana:
Luva de acordeão de Nydana:
Uma alternativa à notação tradicional - perfeita para o acordeão com botão cromático:
Tipos de acordeão.
Existem muitos tipos de acordeões. Os mais comuns são os acordeões para piano e os acordeões de botões cromáticos. Os acordeões de botão cromático vêm principalmente em duas versões diferentes: sistema B e sistema C. Há também o menos conhecido acordeão de Kravtsov; e o atual acordeão Uniform (ou Reuther) atualmente usado.
O baixo mais comum é o baixo Stradella padrão com seus acordes pré-definidos. Os acordeões tradicionais franceses, belgas e russos podem diferir em seus respectivos acordos Stradella. Há também algo chamado free-bass, no qual não há acordes predefinidos.
Abreviaturas que serão usadas aqui:
Gráfico combinado de acordes de Nydana.
Este documento mostra o layout Stradella e como combinar os botões de acordes para produzir vários tipos de acordes. Um artigo interessante de Stephen Keen, encontrado no site de acordeão de Hans Palm, foi a fonte de inspiração para este gráfico de combinação de acordes. A combinação da corda da mão esquerda pode ser útil quando você quer deixar sua mão direita livre para executar linhas melódicas rápidas enquanto fornece todos os tipos de acordes com sua mão esquerda. Os acordes que você obtém com essas combinações são corretos a partir de um ponto de teoria da música, mas a voz de cada acorde - ou seja, na qual a ponta de cada nota é colocada - é predeterminada no seu acordeão uma vez que um interruptor de registro específico foi selecionado.
Deve lembrar-se que, em muitos casos, pode ser melhor tocar acordes simples com sua mão esquerda e adicionar notas na mão direita para realizar a harmonia desejada - desta forma você tem mais controle sobre a voz dos acordes. Por exemplo, um acorde Cmaj7 é formado se você combinar um acorde C simples da mão esquerda com a maior sétima (B) na sua mão direita. Se você quiser jogar C13, você pode jogar C7 com sua mão esquerda e Dm com a mão direita. Você pode jogar C7 + jogando C7 na sua mão esquerda, ao preencher o +5 (G #) na sua mão direita. Isso é possível porque o quinto falta no botão de acordão C7 da esquerda. Da mesma forma, você pode preencher um -5 (Gb) na sua mão direita e obter um C7-. Os acordes C7 + e C7- geralmente funcionam como um substituto para C + e C-, respectivamente. Para um bom substituto Csus4, tente C11, C7sus2 ou C9sus4.
Os acordes produzidos pelos botões de acordes são geralmente constituídos por notas retiradas de uma faixa de duas octavas. Isso torna um pouco irrelevante falar de inversões de cordas particulares - ou a voz que conduz entre acordes. Se um botão de acordes C principal estiver tocando as seguintes notas: GCEGCE, então você realmente tem todas as três inversões escondidas lá: CEG, GCE e EGC.
Você não pode comprometer as notas em um acorde pré-definido individualmente. No entanto, se seu baixo de acordeão possui um registro alto onde os botões fundamentais e contrabassos soam apenas as mesmas juntas que os botões de acordes usam, então vários acordes podem ser formados usando apenas os botões de baixo. Uma melodia pode então ser jogada sobre estes acordes, na sua mão direita. Se você tiver um CBA (e mãos suficientemente grandes), você pode até mesmo gerenciar notas de melodia e de baixo com sua mão direita. Assim, é possível tocar um Csus4 pressionando os botões graves F e G, enquanto joga um C (e possivelmente uma linha de melodia) na mão direita.
In the case where the bass buttons are only sounding the same reeds as the chord buttons, then some additional chord combinations (not mentioned in the chart) are actually possible. For instance, if you combine the C major chord button with the bass buttons for D and A, you get the notes corresponding to C6[9].
The top diagram in the chart shows the complete Stradella layout. Then there is also a diagram which shows only the bass buttons and their intervallic relationships. For instance, to play the equivalent of a major scale on the bass buttons, use the following sequence: 1 2 3 4 5 6 M7 1 (intervals 1, 4 and 5 are perfect intervals; 2, 3 and 6 are major intervals).
Regarding the PDF chord combination chart below: print the two pages on each face of a single sheet of paper (if your printer allows it), or print on two separate sheets and put them back to back in a transparent plastic cover for easy reference whenever you play the accordion.
Here is a magnified Stradella layout:
Piano Accordion vs. Chromatic Button Accordion.
This document tries to compare, in an objective way, the pros and cons of respective system. It also lets you give points to either system in order to find out which one is best for your needs.
CBA-C vs. CBA-B.
In case you have made up your mind to begin playing the chromatic button accordion (CBA), then it might be difficult to choose between C-system and B-system (can also be referred to as C-griff and B-griff, or C-grip and B-grip). C-system is used in, for example, France, Italy and Sweden, and is also sometimes referred to as the "international system". In Finland they also play the C-system, but the rows have been shifted so that the note E is found on the first row. The B-system is used in, for example, Russia and Norway.
C-system is strongly associated with French musette, while B-system is preferred for Balkan music.
When comparing these two systems, it may also be of interest to consider the free-bass systems associated with each type.
C-system features.
The C-system feels somewhat more like a piano accordion when you play it. The diagonals, along which the fingers naturally align, feature major seconds. This makes diatonic music quite comfortable to play. You can usually place all available fingers on the buttons that are to be played, and thus get a very good "legato flow" - much like the piano accordion - provided that you know how to employ the duplicate rows efficiently.
A very common musical ornament is the so-called turn. It could, for example, look like this: C -> D -> C -> B -> C. This particular pattern is very comfortable on the C-system.
The basic shapes for minor and major chords are comfortable, especially when adding the root (lowest note) on top of the chord, like C_Eb_G_C, provided that the duplicate rows are sometimes employed.
The C-system is generally well suited for melodic/diatonic music and harmony. The diatonic C major scale, for example, has mostly whole steps, and only two half steps between E and F, and B and C, respectively. A scale like this will have a nice flow along the buttons when using all five rows.
The duplicate rows are comfortably placed, and thus very convenient for easy finger switches in legato playing, without having to cross your index finger over the thumb, for instance.
The thumb moves very naturally in chromatic steps along the diagonals. The thumb is perhaps also more likely to be employed than on the B-system.
B-system features.
The button diagonals that are in line with your fingers are chromatically arranged, and this could be useful for those who like to play Balkan music; or, for technically challenging music that contains a lot of chromatic passages.
The B-system makes it somewhat easier to stick to three rows (cf. playing D_F#_A_D on the first three rows of a CBA-C). B-system is also convenient in case you don't want to use your thumb at all.
Reaching the next higher note a half step away, especially with the little finger, is perhaps slightly more convenient than on the C-system (where you rapidly get further and further away).
The B-system allows the sliding up a semitone (a technique used frequently in rock and blues) in much the same way you do it on the piano (and moreover, you are not limited to slide from only the buttons that correspond to the piano's black keys).
There are, however, other techniques to achieve the same thing on a CBA-C that can be just as effective. A typical Hammond organ or piano blues lick sometimes requires the simultaneous sliding of two notes, both a semitone up. For example, to go from C_Eb_F# to C_E_G on the CBA-C, try putting the thumb, ring finger, and little finger on C_Eb_F#, respectively. Keep the thumb at the same position but slide all other fingers in a downward motion so that the index finger and middle finger land on E and G, respectively. This technique can be performed in any key. By the way, the chord change in question can also be done on the Stradella bass.
Generally speaking, the CBA-B can do simple slides two semitones down or one semitone up. Conversely, the CBA-C can easily slide two semitones up or one semitone down. Sliding down a semitone can be used quite extensively, too.
The duplicate rows will sometimes require that you cross your index finger over your thumb, much the same way you do on the piano, in order to play some notes legato. In this particular case, the hand is moved further up than on the C-system since the duplicate buttons are positioned slightly higher up along the button row.
Another consequence of how the duplicate buttons are positioned, is that striking the same note repeatedly, by alternating between a button and its duplicate, seems easier and more comfortable on the B-system; although one has to remember that this technique cannot be used on the third row of a five-row CBA, simply because the third row has no duplicate row. In general, though, more commonly used techniques, which involve alternating fingers, would typically be used.
Free Bass Systems Compared.
Why free-bass? Free-bass gives the accordion a different sound - a sound that is suitable for all kinds of music, but works particularly well with classical, jazz, and pop. Free-bass allows you to play sheet music written for piano. You can play melodies in your left hand that extend over several octaves. Chords can be played in different inversions.
Free bass is sometimes also called melody bass because you can play a melody in the bass without experiencing the octave breaks you sometimes get with a Stradella bass (although one should remember that there are usually multiple octaves sounding when you play a Stradella bass, which has the effect of making those octave breaks less apparent).
Most accordions that feature free-bass are so-called convertor accordions, which means that you can alternate, with the help of register switches, between the usual Stradella layout and a free-bass layout.
Is it difficult to play free-bass? It need not be more difficult to play than the Stradella; but to get a fuller sound, both your left and right hand need to be very active. Being able to read sheet music is desirable, but you can also learn to improvise bass parts from chord symbols if you don't like to read bass clef.
Long jumps in your left hand can often be avoided (unless you want to mimic a Stradella by playing a stride accompaniment). Furthermore, chromatic passages, on a chromatic free-bass, are also very easy.
There are several different free-bass systems in use (only the most common are mentioned here). You have chromatic layouts that are similar to the right-hand side of a chromatic button accordion. These layouts have more or less become the norm, and are relatively easy to learn and to play. Let's call these FB-C, FB-S, FB-N and FB-R, respectively (where FB stands for Free Bass). Then we also have the Quint Free Bass, which we could call FB-Q. It is laid out in fifths rather than having chromatically arranged notes.
Here are some of the features that the chromatic free-bass systems all have in common:
Not necessary to keep track of any octave breaks (cf. FB-Q) Good for left hand chord progressions Can potentially have a range of almost up to five octaves without switching registers.
FB-C is the most commonly used chromatic free-bass. You find it on CBA-C and PA (except in Russia where a PA will normally have FB-B). It is a mirror version of the right hand side of a CBA-C. The FB-S is basically an FB-C that is shifted one step closer to the bellows. Low notes are closer to your chin. FB-C has the following features:
Easy and comfortable chromatic passages Your stronger fingers work the lower bass notes, and higher notes are added occasionally with your less stronger fingers, such as the little finger Bass notes consume more air, and if you hold your hand higher up on the instrument, you can more easily produce a greater flow of air, and have better bellows control When you read music, both left hand and right hand move downwards when note symbols move upwards Chords are usually comfortable.
FB-N is sometimes used with CBA-B (primarily in Norway), and is a mirror version of the right-hand layout. It has the following features:
Your stronger fingers work the lower bass notes, and higher notes are added occasionally with your less stronger fingers, such as the little finger Bass notes consume more air, and if you hold your hand higher up on the instrument, you can more easily produce a greater flow of air, and have better bellows control When you read music, both left hand and right hand move downwards when note symbols move upwards Good for using only three rows (less need to use any duplicate row)
FB-R (R for Reversed, or Russian) is the chromatic free-bass that has the lowest sounding notes closest to the ground. The available range may influence how high up on the instrument your hand is usually held. The lowest notes may be slightly more difficult to control because their buttons are at the bottom, and they will be operated by the less stronger fingers. It is harder to reach intervals such as 10ths. FB-R has the following features:
Having low notes close to the ground is by some people felt as more natural, especially if you have played the piano Chords consume more air than single notes, so for these it might be good to have them further up on the instrument, for better bellows control Your stronger fingers can be used for runs while the little finger plays a bass note Easy and comfortable chromatic passages Good for using only three rows (less need to use any duplicate row)
FB-Q (Quint) has the Stradella bass - and counterbass rows duplicated twice, with increasingly higher octaves toward the bass strap. It has a maximum range of almost three octaves without switching registers. It has the following features:
Easy to adapt to if you already play Stradella You can reach notes that are far apart from each other (in terms of pitch) within the same uniform system.
When playing a chromatic free bass, the hand can feel a bit cramped if not positioned correctly. If this happens, place your fingers on the buttons that you are about to play, slide the palm of your hand as far down as you can. It should feel as though you have to stretch somewhat to reach the buttons further up on the button board. Always pay close attention to where the palm is placed so that the hand can be relaxed. To be able to always place the palm in a perfect position, it is recommended to wear a low-friction glove.
Convertor Bass.
A convertor accordion has both a Stradella and a free bass arrangement. Some of the register switches on a convertor accordion will engage the various free-bass modes. The document below shows a typical convertor bass layout with a C-system chromatic free-bass (which is more or less the default system on both CBA-C and piano accordions). Please note, however, that the way the Stradella bass rows and the chromatically arranged rows are positioned relative to each other, can vary between different accordions. Although the convertor bass is extremely versatile, one has to keep in mind that an ordinary accordion, that only features a Stradella bass, can be optimized for the Stradella sound.
Arranging Register Switches.
The order in which register switches line up on either side of the accordion should perhaps follow a common standard. Here is a proposal which would be in line with what you see on many accordions already:
Place the darkest sounding switch in the top position (nearest the chin), on both sides of the accordion. Let the other switches follow in succession, from dark to bright, towards the floor. The assumption made here is that the relative darkness or brightness is perceived as the average of the individual reeds.
For the bass side on a converter accordion, any switches solely dedicated to free bass should appear closest to the chin, then followed by the rest of the switches.
Note that it is not always feasible to have all conceivable switches available on an accordion as it would require too many register switches. Furthermore, the suggestions below do not take into account the use of duplicate register switches.
L = Low, M = Medium, H = High.
LMH ⇒ L, LM, LH, LMH, M, MH, H.
Choosing the Right Type of Accordion.
Hello, I'm Dan Lindgren, the editor of this web site. Maybe you looked up this site because you wanted to find out more about various accordion types and their keyboard layouts? In case you still haven't made up your mind about what to choose, allow me to tell you about my own experiences.
I started out with piano accordions since I already had some experience playing the piano. Then I bought an inexpensive CBA-C and tried it for a while. Various credible sources on the internet (and in real life) pointed to the advantages of CBA-B, so I managed to get hold of one of those too, just so I could compare.
At first it felt awkward to migrate to buttons, and there were times when I felt so frustrated that I wanted to give up CBA altogether. But, slowly it started to make sense. I focused mostly on CBA-B for a few years and it worked out relatively well.
Then I picked up CBA-C again to see how it would feel, now that I had more experience with buttons. During this transition I was totally stumped and found myself incapable of playing either C - or B-type for some time! To help myself, I pictured the C# row as a sort of "pivot", and concluded that the two other rows (containing C and D, respectively) simply change places with one another when you switch from CBA-B to CBA-C, or vice versa.
After having tried the CBA-C for an extended time, I decided that this was the type of accordion that I liked the most - and it's still what I use today.
For the bass side I wanted something beyond the usual Stradella bass, though. I tried chromatic free bass and noticed that it was possible to do things that the Stradella couldn't manage. The Stradella, in turn, could do things that that free-bass couldn't (I guess that's why we have converter accordions).
For a great number of years I examined various bass layouts that others had invented, and I also came up with a number of alternative layouts myself. I am now, more than ever, convinced that the new bass layouts that I present on this web site is a really nice mix of the best qualities of both Stradella and free bass.
So what does the ideal accordion look like, to me? I prefer a small accordion that doesn't weigh more than 7 Kg (15 lbs). Here is a list of other details regarding my preferred accordion:
5-row CBA-C with D(!) on the first RH row, and featuring my own bass design. The RH buttons C and F could have tactile marks, but only on the second and fourth rows. Just two voices on the RH side (bassoon and clarinet), with three ordinary register switches (no master palm switch). RH range: at least 44 notes (from D to A), and no dummy buttons.
Luckily I almost have this kind of accordion already, since I have a modified (and very inexpensive) accordion that mostly differs from my specs in that it has an ordinary C-system RH layout, two bass registers, and 96 LH buttons.
If you wonder why I would like to have D on the first row, here are the reasons:
If the three rows in the middle are the primary rows, then some notes will be easier to reach with the thumb or little finger on the first row. The elbow will be slightly lowered when playing the three primary rows in the middle. The RH layout now becomes a perfect match to the various LH layouts that I refer to at the top of this page (click on the Accordion Bass Project link).

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